quarta-feira, 9 de abril de 2014

:: FIGURAS de Abril :: Luto duplo para os fãs dos Beatles ::


O dia 10 de abril é de luto duplo para os fãs dos Beatles. A primeira tragédia nessa data foi em 1962: a morte de Stuart Sutcliffe.
Ele fez parte da primeira fase do grupo (então um quinteto com Stu, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best), marcada por covers de hits do rock'n'roll e shows em bibocas. Apesar de ser uma nulidade como baixista, Stu entrou na banda por ser amigo de John Lennon da época em que estudaram no Liverpool College Of Art.
Em Hamburgo (Alemanha), onde tocava com frequência, o grupo conheceu a  fotógrafa Astrid Kirchherr, a quem é atribuída a ideia do corte de cabelo moptop que os Beatles começaram a adotar.
Stu e Astrid logo começaram a namorar. Quando a banda voltou para Inglaterra, ele ficou em Hamburgo para se casar com Astrid e dedicar-se à carreira de artista plástico. Em seus últimos meses de vida, Stu vinha sofrendo de fortes dores de cabeça e veio a morrer devido a um aneurisma.
Cinco meses depois, já com Ringo Starr no lugar de Best, os Beatles entraram em estúdio para gravar seu primeiro single Love Me Do.
Stu foi homenageado pelos Beatles em 1967 no disco Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Na capa, o grupo incluiu uma foto do falecido ex-colega.
Em 1994, a breve vida de Stu foi contada no filme Backbeat – Os Cinco Rapazes de Liverpool.


A outra tragédia, e a mais lamentada até hoje pelos beatlemaníacos, se deu em 10 março de 1970, quando Paul McCartney anunciou o fim da banda.
Ele divulgou a notícia para a imprensa por meio de uma ambígua autoentrevista na qual também revelou o lançamento de seu primeiro disco solo, McCartney.
O fato enfureceu Lennon. Em maio, numa entrevista à revista Rolling Stone,  ele desceu a lenha em Paul, acusando-o de ter usado o anúncio da separação para alavancar as vendas de seu disco.
Mas, internamente, o fim parecia ser apenas uma questão de tempo, pois cada integrante já vinha se dedicando a trabalhos paralelos.
Em meio às turbulentas gravações e filmagens do malfadado projeto Get Back, o grupo fez em 30 de janeiro de 1969 sua última apresentação ao vivo no topo do prédio da Apple Records (a empresa criada pelos próprios Beatles). Depois, em setembro, Lennon comunicou aos seus companheiros que estava deixando a banda. Todos concordaram em não tornar público o fato.
Get Back acabou sendo rebatizado como Let It Be, e o projeto enfim foi lançado em maio de 1970 como disco e filme.





Nenhum comentário:

Postar um comentário