terça-feira, 22 de abril de 2014

:: FIGURAS de Abril :: Luto triplo no punk! ::

O mês é também de luto para os fãs do punk. A primeira data funesta marca os 20 anos da morte de Kurt Cobain, líder do Nirvana.
Principal nome do grunge, o grupo foi o responsável por levar o punk ao topo das paradas radiofônicas e de vendas com o platinado álbum Nevermind, puxado pelo megahit Smells Like Teen Spirit.
Com o surpreendente sucesso do Nirvana, as gravadoras e a mídia foram à caça de outras bandas da barulhenta cena de Seattle. Angustiado com o status de rock star, Cobain mergulhou fundo na depressão.
Em 1993, após o lançamento do disco In Utero, as coisas pioraram, com uma sucessão de overdoses e tentativas frustradas de suicídio. Para ajudar a turbinar as vendas do álbum, no fim do ano o grupo foi a Nova York gravar o programa Unplugged da MTV.

O ano de 1994 começou promissor com uma tour na Europa. Após terminá-la, Cobain e sua esposa Courtney Love passaram uns dias de férias em Roma. No período, ele teve outra overdose. De volta a Seattle, após ameaçar se suicidar, Cobain foi internado numa clínica de reabilitação, de onde fugiu. No dia 8 de março, ele foi encontrado morto por um eletricista. Perto do seu corpo havia uma arma. Na época, segundo os legistas, Cobain havia morrido três dias antes.


Outra perda que doeu fundo na alma da galera punk foi a de Joey Ramone. O icônico vocalista dos Ramones morreu de câncer linfático no dia 15 de abril de 2001.
Depois de mais de 20 anos de honrosos serviços prestados ao rock, os Ramones penduraram as guitarras com o derradeiro disco, emblematicamente intitulado ¡Adios Amigos!.


Sem ter mais a companhia de seus companheiros, Joey decidiu seguir em carreira solo. Mas, infelizmente, não conseguiu: sua morte se deu em meio às gravações de seu primeiro disco Don't Worry About Me.
Como homenagem póstuma, o álbum acabou sendo lançado no ano seguinte. No repertório, um dos destaques é a eletrizante cover do clássico  What A Wonderful World, de Louis Armstrong.


Quem fecha a trinca dos obituários punk é Malcom McLaren, que morreu no dia 8 de março de 2010. Figura folclórica do punk britânico, McLaren se notabilizou por ter sido o empresário dos Sex Pistols.
Depois do fim do grupo, ele enveredou pela new wave ao trabalhar com o cantor Adam Ant e a banda Bow Wow Wow, aventurou-se pela dance music, eletrônica e até hip hop. Em 1982, como Malcolm McLaren & The World's Famous Supreme Team lançou o single Buffalo Gals.





Nenhum comentário:

Postar um comentário