sexta-feira, 4 de abril de 2014

:: FIGURAS de Abril :: Revoluções ::

O velho ditado diz “pedra que rola não cria musgo”.
O blog Figuras do Rock segue em movimento para resgatar em alto e bom som fatos, músicas e discos do mês de abril no calendário roqueiro.
Movimento foi também o que marcou um visionário empreendedor americano que mudou a vida das pessoas em escala mundial. Tudo começou em 1o de março (não é mentira) de 1976, quando Steve Jobs, seu xará Steve Wozniak e Ronald Wayne fundaram a Apple.
A empresa foi responsável por grandes mudanças e revoluções tecnológicas com produtos icônicos como o Mac (primeiro computador pessoal do mundo) e o iPod. Lançado em 2001, o iPod afetou o hábito de ouvir música, impulsionou o mercado de música digital e ajudou artistas (em especial os independentes) a espalharem seu trabalho para mais gente.
Carismático, Jobs virou pop star. Cada apresentação sua para anunciar novidades da Apple eram verdadeiros acontecimentos. Mas, nos bastidores, muitos diziam que ele era um chefe perfeccionista, obsessivo e até muitas vezes cruel com seus funcionários.

Falecido em 5 de outubro de 2011 devido a um câncer no pâncreas, Jobs teve sua fascinante trajetória retratada em livro e no filme Jobs, de 2013, estrelado por Ashton Kutcher.


Enquanto Jobs iniciava sua revolução digital, Bob Marley prosseguia com sua revolução sem armas. Também em abril de 1976, o Rei do Reggae, acompanhado dos Wailers, lançou o disco Rastaman Vibration, que trouxe uma das músicas mais emblemáticas de sua carreira, War.
Ele a compôs inspirado no discurso que Haile Selassie proferiu em junho de 1936 na Liga das Nações (a antiga ONU). O soberano etíope protestou contra o uso de arsenal químico por parte da Itália contra seu país.
Mais conhecido como Ras Tafari, Selassie é o líder do movimento rastafári. Proclamado imperador da Etiópia em 2 de abril de 1930, ele foi considerado uma das figuras centrais no processo de unificação do continente africano. Orador habilidoso, influenciou com suas ideias outros grandes nomes do movimento negro como Martin Luther King e Nelson Mandela.


Aguardem mais destaques do mês de Abril na próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário